F2 - SUPORTE | WINDOWS

Blog com dicas sobre informática, TI, apostilas, tutoriais, dicas, vídeo aulas, computadores, notebook, windows, linux, android, desktop, server, troubleshooting, TI, PC, Sem fins lucrativos, F2 Windows, F2, Suporte

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Breaking

BLOG SEM FINS LUCRATIVOS

Pesquisar este blog

domingo, 4 de julho de 2010

Acesso remoto, VNC, Ultra VNC, Acessar outro computador Remotamente.

Como configurar um servidor de Acesso Remoto
VNC significa Virtual Network Computing e é um programa que permite visualizar e interagir com o desktop de um computador em qualquer parte do mundo. Muito semelhante a programas já conhecidos como o Carbon Copy ou o PC Anywhere, entretanto com algunas vantagens importantes:
O VNC é completamente gratuito!Múltiplos usuários podem se conectar ao mesmo desktop,    ideal para treinamento (você pode dar aos alunos acesso "read only" ao seu desktop).Se a sua conexão cair, você não perde a sessão do VNC. Basta reconectar e as aplicações remotas estarão exatamente do mesmo jeito que estavam antes da conexão cair.O visualizador do VNC é um programa de menos de 160Kb roda em Windows, OS/2, Linux, Unix, Amiga, Mac e até no Palm Pilot (embora eu acho que seja necessário muita rolagem para ver o desktop de um PC na tela do Pilot...). Não há necessidade de se instalar o visualizador, que pode ser executado diretamente de um disquete. Na verdade você não necessita de visualizador nenhum: qualquer browser com suporte a Java pode ser utilizado como visualizador.O "servidor" do VNC hoje roda em Windows e em Unix (incluindo Linux) e está em desenvolvimento a versão Mac. O Windows pode controlar um desktop Linux e vice-versa, ou um Amiga pode controlar o seu Windows NT Server. O VNC é independente de plataforma.O VNC utiliza TCP/IP, portanto você pode controlar outro computador via Internet.
Nem tudo são flores, entretanto. Se você está acostumado a utilizar programas de controle remoto para DOS e Windows, sentirá falta de alguns recursos no VNC:
O VNC não é capaz de discar ou de aceitar conexões via modem por si só. Ele funciona via TCP/IP exclusivamente.O VNC não inclui recursos de impressão ou de cópia de arquivos do micro remoto para o micro local. Entretanto, essas deficiências podem ser compensadas pelo próprio TCP/IP. Existem na internet dezenas de servidores e clientes TCP/IP que podem ser utilizados para a cópia de arquivos, ou se você estiver em Linux, OS/2 ou Windows o sistema pode ser configurado para compartilhar arquivos pela conexão TCP/IP sem necessidade de software extra. E os servidores PPP disponíveis no Windows NT, Windows 98 (para o Windows 95 é necessário o Plus!), OS/2 e Linux podem permitir a máquia atender chamadas telefônicas e ser controlada via modem.Por fim, a falta de impressão também pode ser contornada pelos recursos de rede nativos do Windows, OS/2 e Linux, ou configurando um servidor LPD (também existem disponíveis na Internet).O VNC surgiu como um projeto de pesquisa da Olivetti Research Laboratories, hoje propriedade da AT&T, cujo objetivo era criar um "terminal gráfico" de rede extremamente leve. O endereço atual da home-page do VNC é http://www.uk.research.att.com/vnc e neste local você encontra todas as versões do VNC para diversas plataformas, além de documentação e informações sobre como contribuir para o projeto.
Como funciona o VNC
O VNC utiliza dois componentes independentes, o servidor e o visualizador (cliente). O servidor fornece o desktop ao qual os clientes podem se conectar. Portanto, o computador a ser controlado remotamente tem que ter o VNC instalado e o servidor deve estar executando. Já o cliente necessita somente do visualizador do VNC (VNC Viewer) ou de um browser que suporte Java (Netscape 2.0 em diante, Internet Explorer 3.0 ou superior, Opera 3.0 e outros).
Múltiplos clientes (visualizadores) podem se conectar ao mesmo servidor, e no Windows isto significa que eles todos irão interagir com o mesmo desktop. Mas se o servidor for Unix (sempre que falarmos de Unix o Linux está incluído) há a opção de se conectar a um deskop já existente, compartilhado com outros usuários, ou de se conectar a um desktop exclusivo. Como o Unix é um sistema multiusuário podem haver vários desktops independentes sendo utilizados ao mesmo tempo por diferentes usuários. Já o Windows, mesmo o NT Server, é monousuário, e pode ter somente um único desktop ativo em um dado momento.
Note que neste ponto o VNC é diferente de produtos como o WinFrame da Citrix ou o Windows NT Terminal Server Edition, que teoricamente permitem a existência de diversos desktops simultâneos em um NT Server. Estes produtos modificam o kernel do NT na tentativa de torna-lo um sistema multiusuário, mas o resultado é instabilidade e incompatibilidade com diversas aplicações. Ocasionalmente você pode corromper o Registry do NT com um produto desses.
Por outro lado, o VNC permite que você administre remotamente um servidor NT sem necessidade de estar fisicamente presente. Se o servidor do VNC estiver rodando como um serviço, você pode assumir a tela de logon do console do servidor NT, realizar qualquer tarefa necessária, e depois dar um logoff. Desta forma o seu servidor pode ficar isolado em uma sala trancada, ou em uma bancada ou rack de servidores sem necessidade de um monitor SVGA e de um mouse.

Instalando o VNC

O VNC é distribuído em vários "Flavours", ou seja, versões com algumas características distintas entre si, que variam do gosto de quem faz a implementação. Segue abaixo uma lista dos Clientes/Servidores VNC mais famosos:
RealVNC: http://www.realvnc.com/
TightVNC: http://www.tightvnc.com/
UltraVNC: http://ultravnc.sourceforge.net/
TridiaVNC: http://www.tridiavnc.com/
ZVNC: http://home.comcast.net/~davedyer/znc/zvnc.html
OSXVNC: http://www.redstonesoftware.com/vnc.html
(Macintosh) Chicken of the VNC: http://sourceforge.net/projects/cotvnc/
(Macintosh)DimensionVNC: http://www.mdimension.com/cgi-bin/WebObjects/mDimension.woa/wa/software
PocketPC VNCViewer: http://www.cs.utah.edu/~midgley/wince/vnc.html
PocketPC VNCServer: http://www.pocketvnc.com/pocketVNC.aspx
PalmVNC: http://palmvnc2.free.fr/
VNC Viewer for the RiscPC: http://www.bigblue.demon.co.uk/VNC.html
ViNCe: http://www.vinc17.org/acorn/#vince
VNC Viewer for OS2/PM: http://www.sra.co.jp/people/akira/os2/vnc-pm/
J2ME VNC: http://j2mevnc.sf.net/
(Em Java) MetaVNC: http://metavnc.sourceforge.net/
Sendo assim, para que os outros possam se conectar a você, há duas formas:
Pelo VNC: Eles podem baixar o VNC e se conectar a você.Forneça seu DNS ou IP.Forneça    a senha para View-Only.
Pelo Browser: Eles devem ter a Máquina Virtual JavaForneça seu DNS ou IP.
Forneça a senha para View-Only.



VEJA TAMBÉM:

Utilizar a Área de Trabalho Remota do XP

Acesso remoto, VNC, Ultra VNC, Acessar outro computador Remotamente.

TightVNC - Acesso Remoto no Linux

Como acessar outro computador remotamente com o TeamViewer

Utilizando o Log me in para acesso remoto

Conexão remota Windows 7 (Desktop Connection)

Utilizar a Área de Trabalho Remota do XP

Como saber se estou sendo monitorado pelo VNC, TeamViewer, Log Mein, TightVNC (Acesso remoto não autorizado)



/////////////////////////////////////////////////////////



/////////////////////////////////////////////////////////
.

 


Abaixo o tutorial sobre UltraVNC:
OBS.: Esse tutorial foi montado utilizando um modem DSL configurado como bridge, caso seu modem seja um roteador vc deve criar uma regra para ele atribuir um IP de internet ao computador que será monitorado. Em caso de monitoramento via LAN todos os passos devem ser os mesmos.
1. VNC Server: O sistema que vai ser monitorado deve abrir o UltraVNC Server, ao abri-lo ele estará com as configurações padrão, para abrir as configurações dê um duplo clique sobre o ícone que está no Sistray do windows, na janela que aparecer faça as seguintes altrerações:
- No campo Password digite uma senha que será usada para acessar remotamente o seu computador.
- Marque a opção Ports para deixar padrão as portas 5900 e 5800, depois clique em OK.

- Para o mouse sobre o ícone do UltraVNC no sistray do windows, vc irá visualizar o seu IP de rede e seu IP de internet, no caso de monitoramento em uma rede basta informar o IP de rede para a pessoa que vai monitorar, em caso de monitoramento via internet informe o IP de internet.

2. VNC View: O sistema que vai monitorar deve abrir o UltraVNC View, nele faça as seguintes configurações:
- Na opção VNC Server vc deve digitar o IP, duas vezes dois pontos, seguido da porta que vai utilizar, exatamente como o exemplo: 200.180.167.157::5900
- Em Quick Options vc pode ajustar a qualidade das imagens no monitoramento, quando maior a qualidade mais lento fica carregar as imagens no monitoramento, ULTRA é a pior qualidade enquanto SLOW é a qualidade mais alta.
- Depois dos ajustes basta clicar em connect, que logo em seguida vc irá visualizar um campo para digitar a senha do computador que quer monitorar, digite a senha e clique em OK.

- Pronto agora é só gerenciar o seu segundo computador.


VEJA TAMBÉM:

Utilizar a Área de Trabalho Remota do XP

Acesso remoto, VNC, Ultra VNC, Acessar outro computador Remotamente.

TightVNC - Acesso Remoto no Linux

Como acessar outro computador remotamente com o TeamViewer

Utilizando o Log me in para acesso remoto

Conexão remota Windows 7 (Desktop Connection)

Utilizar a Área de Trabalho Remota do XP

Como saber se estou sendo monitorado pelo VNC, TeamViewer, Log Mein, TightVNC (Acesso remoto não autorizado)

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou alguma sugestão, elogio, pedido.
Se encontrar algum erro ou link, imagem quebrada, por gentileza nos informe.
E-mail: f2suporte@gmail.com
Agradecemos.

Mais visitadas na semana

Mais visitadas (SEMANA)

Minha lista de blogs

20 últimos artigos

Widget posts recentes